quinta-feira, 25 de abril de 2013

Santo Antônio do Descoberto e Samambaia iniciam intercâmbio cultural

                                                                              Repórter: Élton Skartazini

b - Juntos somos mais.JPG Cidades vizinhas, Santo Antônio do Descoberto/GO e Samambaia/DF iniciaram ontem, 23/04/2013, um diálogo que promete ir longe. A linguagem é a mais diversa e democrática: arte e cultura. Entusiasmados, agentes governamentais e comunitários manifestaram suas opiniões e disposição para levar adiante o que foi tratado na reunião.

Santo Antônio do Descoberto surgiu como vila em 1722, durante o Ciclo do Ouro no Brasil. Virou município em 1982 e têm hoje em torno de 60 mil habitantes. Samambaia, 12ª Região Administrativa do Distrito Federal, foi criada em 25/10/1988, “para assentar famílias carentes oriundas de invasões e fundos de quintal”. Têm hoje em torno de 220 mil habitantes.

a - Governo e comunidade.JPGEste primeiro encontro foi promovido pelo artista plástico Walter Sucata, criado em Santo Antônio do Descoberto e residente em Samambaia, a fim de integrar as duas cidades por meio da arte, cultura e educação. Reuniu artistas plásticos, músicos, bailarinos, artesãos, professores e agentes governamentais. Foi empatia pura à primeira vista!

Propôs-se para já intercâmbio cultural entre artistas de Samambaia e Santo Antônio, por meio do Sarau Complexo, evento mensal realizado pelo Conselho de Cultura de Samambaia. Definiu-se que em maio próximo, obras dos artistas plásticos Walter Sucatas e Jclaudt substituam as obras do artista plástico Skartazini no Corredor Galeria de Arte, na Administração Regional de Samambaia.
c - Santo Antônio Descoberto.JPG Partiu-se também para organizar o Conselho de Cultura de Santo Antônio do Descoberto e revitalizar o Espaço Cultural Municipal onde ocorreu a reunião. A Associação Candanga de Artistas Visuais - ACAV se reunirá com artistas de Santo Antônio para convidá-los a participarem das comemorações do dia do artista plástico, na quarta feira, 08/05/2013, no Plano Piloto.

Por fim tratou-se da recuperação ambiental e turística do Rio Descoberto, cujas margens se encontram privatizadas pela especulação imobiliária e a água poluída. O relatório da reunião será apresentado aos chefes do Poder Executivo de Santo Antônio do Descoberto/GO e Samambaia/DF, para tomarem conhecimento e medidas cabíveis. Os agentes comunitários e governamentais continuarão se encontrando nas reuniões dos respectivos Conselhos de Cultura.
Mais informações:(61) 3359.9317 e www.samambaia.df.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário