Repórter: Élton Skartazini
“Artista plástico é a pessoa que desenha, pinta ou esculpe para expressar seu deslumbramento diante do mundo”. Comemora-se o Dia Nacional do Artista Plástico a 08 de maio, em homenagem ao José Ferraz de Almeida Júnior, nascido a 08/05/1851, em Itu/SP. Pintor e desenhista, é precursor da temática regionalista, destacando personagens simples e anônimos, suprimindo a monumentalidade no ensino artístico oficial da época, em favor do naturalismo.
Para comemorar, no dia 08/05/2013 houve um encontro de vários artistas do Distrito Federal no Museu Nacional, Rodoviária do Plano Piloto e Praça Lúcio Costa, em frente ao Conjunto Nacional, demonstrando suas artes. O evento foi organizado pela Associação Candanga de Artistas Visuais - ACAV, com apoio da Secretaria de Cultura e Administração Regional de Brasília.
De São Sebastião veio o Chico Metamorfose, com alunos de pintura em tela e murais. De Samambaia veio o Skartazini, com oficineiros ‘Do Lixo ao Luxo', do Colégio CCI. Cléo Malta e Ramon Rocha expuseram peças em metal. Retratos a lápis e machetaria, de Élcio Moriani, também foram demonstrados e expostos na Praça Lúcio Costa.
Na rodoviária estiveram o grafiteiro Rdoze, o escultor em madeira Roberto Carlos, e J Claut, que pinta e cola sobre tela. No Museu Nacional, o pintor tetraplégico Clênio Ventura, que pinta com a boca, o escultor Lourenço de Bem e Tão Cascão, com a performance escultural “Pois é, Inês é viva!”. Perpe Brasil, vestida artisticamente, circulou nos três ambientes.
“Esta foi a primeira de uma série de atividades e projetos que realizaremos tendo em vista os grandes eventos mundiais que acontecerão no Brasil e em Brasília: Copa das Confederações 2013, Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016. Queremos aproveitar esses acontecimentos para impulsionar as artes visuais”, dizem Salete Henkes e Santiago da Rocha, representantes da ACAV.
Mais informações: (61) 9988.7763 (Salete) e 8239.1111 (Santiago)
Nenhum comentário:
Postar um comentário