segunda-feira, 22 de julho de 2013

Pré-conferência regional de cultura prioriza o Complexo Cultural Samambaia

Repórter: Élton Skartazini
 
a - Pré-conferência Samambaia e Recanto das Emas.JPG
Pré-conferência Samambaia e Recanto das Emas

Entes e agentes culturais, governamentais e comunitários, de Samambaia e Recanto das Emas, passaram os dias 20 e 21/07/2013, no Colégio CCI, lendo e readequando diretrizes e ações culturais elencadas em 2011. Tais conteúdos, elaborados e reelaborados com ampla participação da sociedade, subsidiarão os Planos Regionais, Distrital e Nacional de Cultura. Esse processo culmina entre os dias 29/08 e 01/09/2013, na 4ª Conferência Distrital de Cultura, no Museu Nacional de Brasília.
“Começamos essa discussão em 15/02/2011, aqui nesse mesmo local. Fomos a todas as regiões administrativas e realizamos a 3ªConferência de Cultura do DF. Agora refazemos o caminho avaliando o que foi feito e o que falta fazer. Esses documentos servem aos planos e leis culturais, definindo investimentos, implantação de equipamentos públicos e a participação da sociedade no fazer e usufruir dos nossos bens artísticos e culturais”, explicou o secretário de cultura Hamilton Pereira.
d - Arte na pré-conferência.JPG
Arte na pré-conferência
b - Palestra do secretário Hamilton pereira.JPG
Palestra do secretário Hamilton pereira
Três pilares norteiam a 4ª Conferência Cultura DF: ‘democratização do acesso aos recursos culturais’; ‘descentralização dos investimentos’; ‘garantia da diversidade cultural no DF’. “Para nós a materialização desses pilares se configura objetivamente na construção do Complexo Cultural Samambaia, capaz de abrigar a diversidade do fazer artístico da região. Levantamos essa bandeira desde 2007 e acreditamos que a primeira etapa desse equipamento publico será inaugurada ainda nessa gestão do Governo Agnelo Queiroz”, disseram os conselheiros reGrupo de trabalhogionais de cultura.
Outros assuntos muito debatidos foram os Pontos de Cultura, Malas do Livro, Fundo de Apoio à Cultura - FAC, Rádios e TV’s Cultura/comunitárias, interação cultural entre as cidades do DF e Entorno, aposentadoria para artistas com base na Lei do Artista de 1979, etc. No final da pré-conferência foram eleitos os delegados e suplentes representantes de cada cidade na 4ª Conferência de Cultura do DF.
c - Grupo de trabalho.JPG
Grupo de trabalho
Delegados e suplentes Recanto das Emas: Márcio Rodrigues e Marcelina Marques (governo); Carlos Alberto, Jarbas Carvalho, Rônia Santos, Roberto Carlos, Edivânia Silva e Emily Wanzeller (comunidade). Delegados e suplentes Samambaia: Nilson Sousa, Paulo Lima, Élton Skartazini e Edvando Teixeira (governo); Domício Chaves, Ataíde Santos, Ilton Barbosa e Danne Viana (comunidade).
Mais informações: (61) 3359.9317 e blogccs.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário